Se utilizar de motores elétricos atualmente é uma ótima opção: não polui, não se gasta dinheiro com a dispendiosa gasolina, e já se encontram no mercado modelos de veículos acessíveis, como o Nissan Leaf. Qual o problema então?
O problema está na autonomia. Bem, para quem dirige exclusivamente para o trabalho, compras ou estudo é ótimo, mas não tem como viajar com ele normalmente. Principalmente no Brasil, as pessoas percorrem grandes distâncias para chegar aos locais pretendidos, e postos de carga rápida... mal temos de gasolina de qualidade nas estradas. Então desista de um carro elétrico?
Uma possível solução, ou pelo menos bom paliativo é a Frenagem Regenerativa ou Frenagem Recuperativa, a qual passo a explicar melhor abaixo.
FRENAGEM REGENERATIVA :
1. O que é e como funciona.
A Frenagem Regenerativa é um mecanismo que transforma parte da energia cinética liberada durante a frenagem em energia elétrica, sendo esta armazenada nas baterias do veículo. Essa energia cinética seria convertida em calor, aquecendo as lonas ou os discos nas rodas em veículos comuns, pois esses aos frearem causam atrito entre as lonas ou disco, levando o pneu a causar atrito com o chão e assim parar o veículo. No caso da frenagem regenerativa a maior parte da frenagem fica por conta do motor elétrico. Como assim? Ao motorista pisar no pedal de freio o motor entra em reversão, o que aciona seu mecanismo gerador de energia, e também desacelera as rodas do veículo, causando menor atrito com o chão. Vantagens: menor desgaste de pneus e lonas ou discos de freio, menor consumo de combustível (no caso dos veículos híbridos) e menor consumo de energia da bateria que alimenta o motor elétrico. A energia elétrica gerada através desse processo, devido o motor para de impulsionar e começar a gerar, por estar revertido, é armazenada nas baterias. Resumindo: se utiliza energia para o veículo se locomover, mas se repõe esta quando se necessita parar ou reduzir a velocidade a locomoção. Porém não funciona bem em todas as velocidades; nesse caso essa espécie de frenagem é melhor em avanços e paradas curtas, como as que acontecem no trânsito. Também a questão que em maiores velocidades o reverso do motor não consegue parar o veículo em tempo, assim mesmo os veículos elétricos utilizam freios convencionais, causando diferenças no pedal de freio quando acionados, assustando os inexperientes nesses veículos.¹
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Essa tecnologia já era utilizada em bondes, bicicletas e na Formulá 1.
Conclusão: Realmente é uma bom paliativo, futuramente podendo ser a definitiva solução. Veículos, como o Nissan Leaf já se utilizam dessa tecnologia. Tecnologia essa que pode ser uma economia em manutenções, por gerar menos desgaste ao equipamento de frenagem, ou maiores devido ao desgaste e complexidade dos motores.
Veículos totalmente elétricos, híbridos ou com maior economia de combustível - ainda não sabemos qual se manterá, será a solução ou qual desaparecerá, mas muitas formas de tornar nosso planeta mais limpo e os veículos mais baratos e eficientes existem, estão sendo desenvolvidas; tudo dependerá de interesse.
1. http://carros.hsw.uol.com.br/frenagem-regenerativa1.htm
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