quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Soltar carro na banguela: economiza ou mito?

Ao passar por alguns veículos na estrada, principalmente caminhões, vejo-os descerem de modo bem silencioso. Conheço esse procedimento: soltar o carro na banguela. Muitos dizem que economiza combustível, pois em alguns. trechos se "anda bastante" com o motor desligado. Será verdade?

Quem nunca soltou um carro na banguela...

1. Os fatos.

1.1. É seguro?

Pense nisso: muitos de nós sabemos da diferença do controle do carro ao estar com o motor funcionado ou não - o hidráulico funciona corretamente, os freios... Também conhecemos o famoso freio-motor - reduzir uma ou duas marchas e retirar o pé do pedal de freio, só utilizando-o em real necessidade, o que faz com que o próprio motor ajude a controlar a velocidade e a estabilidade do veículo, bem como seu funcionamento ideal. E, ao contrário do que se imagina, utilizar freio-motor não estraga a embreagem e seus componentes - na verdade conservá-os.¹

Ao se desligar o motor do carro, deixando-o na banguela, se perde a segurança proporcionada pelas marchas engatadas. Se necessário um desvio brusco, retomada de velocidade ou mesmo uma parar rapidamente, a falta da aceleração e controle do motor serão até mesmo fatais! Então, não é seguro!¹


1.2. É correto?

De acordo com o artigo 231 do Código de Trânsito Brasileiro, inciso IX:
"Artigo 231
Capítulo XV - DAS INFRAÇÔES
Transitar com o veículo: ...
IX - desligado ou desengrenado, em declive:
Infração - média;
Penalidade - multa;
Medida administrativa - retenção do veículo; ..." ²
Além de inseguro é uma infração andar na banguela. Se por acaso economizar na gasolina, o preço da multa e para liberar o veículo retido será muito, muito maior.

1.3. Economiza mesmo?

Se você utiliza um carro com carburador pode ser que economize, mas o melhor é trocar de carro, pois carros carburados não são econômicos. Tente a injeção eletrônica.

Se seu carro é com injeção eletrônica então não irá economizar, mas possivelmente gastar mais combustível. Porque? Porque o motor a injeção eletrônica, que se regula automaticamente, ao se retirar o pé do acelerador, estando o veículo desengrenado, haverá uma grande perda de rotação. O sistema eletrônico interpretará como o motor em marcha lenta e injetará mais combustível para retomar a potência, porém desnecessariamente.³ Ainda existe o sistema Cut Off nos motores a injeção eletrônica: quando se atinge a velocidade cruzeiro a borboleta de admissão de combustível fecha-se, utilizando somente ar, até que se necessite impulsão novamente.4 Além do mais, devido a maior necessidade dos freios, haverá maior desgastes do equipamento de frenagem e das lonas. Ou seja: Não se economiza nada!

2. Conclusão

Notadamente a prática da "banguela" é um mau hábito passado de geração em geração. Em nada é proveitoso, nem mesmo seguro, além de incorrer o risco de ser multado e ter o veículo apreendido! Então, passe a utilizar o freio-motor - esse realmente economiza e mantém sua viagem segura.

Para ajudar a conhecer mais acesse esse vídeo da Vrum:




Referências:
1. http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL997643-9658,00.html
2. http://www.ctbdigital.com.br/?p=Comentarios&Registro=39&campo_busca=&artigo=231
3. http://autoservico.blogspot.com.br/2008/08/pr-o-carro-na-banguela-economiza.html
4. http://www.motorpasion.com.br/outros/jogar-o-carro-nabanguela-economiza-combustivel

Nenhum comentário:

Postar um comentário