quinta-feira, 8 de agosto de 2013

"Tenho que esquentar o motor antes de sair!"

Quem não se lembra de ver o pai pela manhã ligar o carro um pouco antes de sair, principalmente se fosse a álcool! Deveria ligar, esperar...

Bem, mas muita gente ainda faz isso atualmente, esperando que o carro não o deixe na mão, apagando bem na saída do sinal verde... Ô constrangimento!

Mas, e aí: preciso ou não preciso esquentar o motor?

1. Porque esquentar o motor ERA necessário.

 Os veículos mais velhos, em sua maioria de 2000 para trás não possuíam o Sistema eletrônico de gerenciamento, ou a Injeção Eletrônica. Qual a diferença?

1.1.  Carburador vs Injeção Eletrônica.

Em ambos os casos esses sistemas possuem o mesmo propósito: controla a mistura ar/combustível.

No caso dos carburadores, pelo fato de ser totalmente mecânico, são mais fáceis de se preparar para competições, sendo utilizado atualmente; possuem mecânica mais barata e são menos complexos e exigentes, tanto em conhecimento como em acomodação. Sua grande desvantagem é exatamente ser totalmente mecânico. Mesmo os modernos carburadores que possuem sensores não conseguem fazer acertos da mistura ar/combustível tão eficaz; também não são auto-adaptáveis, tendo que se desligar o motor para regulá-lo novamente, e pelo fato de serem mecânicos são muito sujeitos a erros de fabricação e de regulagens imperfeitas.

http://mrg.bz/DfBj2f
Carburador Tradicional



As injeções eletrônicas cumprem com o mesmo papel do carburador, só que utilizam diversos sensores para regular a mistura ar/combustível, engenhosamente distribuídos, gerando dados e informações extremamente precisas, regulando-se constantemente - várias vezes por minuto - afim de conseguir o melhor desempenho com o menor consumo. Devido a tudo isso geram menos poluentes, motivo principal de serem altamente utilizadas na industria.¹

http://mrg.bz/kvk4cl
Motor com injeção eletrônica
1.2. Porque então esquentar o motor?

Porque o carburador não consegue administrar a mistura ar/combustível perfeitamente,  além de não lubrificarem bem, o que causa desgaste e mau funcionamento no motor. Já nos carros com Injeção Eletrônica não se faz necessário, pois o motor já estará pronto para "pegar" de primeira, sem necessidade de se esperar.

2. Conclusão

A não ser que seu carro seja a carburador ou você goste de desperdiçar combustível, não precisa ficar ligando o carro e esperando o motor "esquentar". Ajude a natureza e use carros com injeção eletrônica. Seu bolso também agradece! 

1. Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Injec%C3%A7%C3%A3o_eletr%C3%B3nica

Nenhum comentário:

Postar um comentário