![]() | |
Quem não gosta de um motor brilhando assim? |
1. Lavar o motor: prejudica ou ajuda?
Depende do seu veículo. Motores antigos, carburados, com poucos elementos eletrônicos não sofriam com a lavagem por água e sabão apropriado, pelo contrário, se feito de modo correto ajudava muito, inclusive muitos postos prestavam esse serviço.
Porém se seu veículo possui muitos componentes eletrônicos, como Injeção Eletrônica, podem sofrer danos irreparáveis ao ser lavado. Muitos postos encerraram o serviço de lavagem de motores por prejuízos decorrentes de entrar água no módulo de injeção. Não só a injeção sofre, mas alternador, motor de partida, bobina de ignição, mangueiras, cabos de vela, cabos de outros componentes eletrônicos, além da camada de proteção contra ferrugem e outros efeitos, que reveste o motor e seus componentes mecânicos, devido componentes abrasivos, solventes, que são aplicados. Assim: Tome muito cuidado ao lavar seu motor com água corrente e sabão, pois o prejuízo pode ser enorme. Motor sujo não significa motor ruim. Aliás uma dica: Quando procurar um veículo para adquirir, não se preocupe se o motor estará impecável ou brilhando - isso pode ser uma mau sinal, pois seus componentes poderão estar danificados de modo irreparável! Procure ver se funciona corretamente.¹
![]() | |
Se o sujeito não se importa com limpar o motor, imagina com a manutenção... |
2. O que fazer para conservar seu motor.
Limpar o motor é uma necessidade. Vazamentos de lubrificantes, combustível, água, ferrugem, tudo isso mais facilmente observa-se ao fazer a limpeza de seus componentes, além que certas sujeiras são corrosivas e aumentam seu custo com manutenção. Então vamos lá:
- Verifique a temperatura de seu motor. Componentes metálicos e plásticos podem sofrer sérios danos com o choque térmico. Quem nunca ouviu que o bloco de um motor partiu ao se colocar água fria no radiador? Bem, isso acontece também ao lavá-lo estando em alta temperatura.
- Pouca sujeira não faz o motor parar. Um motor brilhando e extremamente limpo é muito bonito, mas pode custar ele mesmo se mal lavado. Repare se realmente necessita lavá-lo ou somente quer deixá-lo impecável. Além do mais, devido ficar coberto pelo capô motor não suja tanto quanto a parte externa da lataria - nem todas as vezes que lavar seu carro precisará lavar o motor.
- Procure meios de evitar água. Já ouviu falar em lavagem a seco? Existe para motor também. São utilizados produtos que não danificam os componentes, tanto eletrônicos quanto mecânicos. Só custa mais caro!
- Se não tem jeito, tome cuidados preventivos. Remova os cabos da bateria, proteja os componentes eletrônicos com plástico, sacos ou filme, não saia jogando água em tudo - lugares com acesso mais difícil ou difíceis de proteger podem ser limpos com um pincel por exemplo -, utilize sabão neutro e sempre verifique se há componentes que precisam ser limpados com produtos específicos - não é porque o sabão é neutro que poderá usar em tudo.²
Não há nada de mau em se preocupar com a limpeza de seu motor - aliás é fundamental! O mau é fazer de modo incorreto. Se você for atencioso e paciente poderá manter seu veículo em muito bom estado, tanto estético quanto mecânico.
Aqui vai um vídeo que explica com cuidar de seu motor de modo correto.
Referências:
1. http://akikar.blogspot.com.br/2010/02/lavar-ou-nao-lavar.html
2. http://pt.wikihow.com/Limpar-o-Motor-do-Carro
Nenhum comentário:
Postar um comentário