domingo, 11 de agosto de 2013

Carro Flex: "Mistura álcool que melhora!" - É verdade?

Vai comprar um carro e não tem jeito: a maioria agora é Flex Fuel ou Bi-Combustível. Você compra já que não tem saída. Aí vem alguém e diz: "Olha, a melhor forma de economizar é misturar álcool a gasolina; o motor rende mais e fica mais barato!". Isso é verdade ou conversa fiada?
"Vai de que hoje patrão?"

1. Entenda o motor Flex.

Porque colocar combustível misturado - álcool e gasolina - mesmo em motores não Flex com injeção eletrônica não dá certo? Resposta: simples questão das informações. É o que?

Isso mesmo. A grande diferença entre o motor Flex e o não Flex é ler as informações. Quais? A do combustível injetado no motor. Nos motores Flex Fuel além da módulo de controle eletrônico comum (ECM em inglês) há outro sensor chamado ohmímetro que informa ao ECM de que forma está o combustível, seu nível de mistura simplesmente falando, assim a injeção será regulada de forma a relação ar/combustível ser o mais exato possível.¹

Não só o sistema elétrico é modificado, mas também os componentes do motor, principalmente os que entram em contato com o combustível. O álcool e a gasolina são diferentes em vários aspectos, como a lubrificação, o que danifica ou diminui o tempo de vida útil dos componentes comumente utilizado em motores somente a gasolina. Em alguns veículos se modificam também a bomba de combustível para que se adapte ao álcool. E normalmente se acrescentam uma reserva separada de gasolina e uma bomba elétrica afim de que o motor funcione mesmo em temperatura baixa - sem precisar esquentar o carro para um bom funcionamento - não sendo como os antigos veículos movidos exclusivamente a álcool.¹
Componentes como pistons podem ser danificadas por uso incorreto de combustível

2. Economiza misturar o combustível?

Não. Talvez valerá a pena se o valor por litro de etanol estiver a 70% ou inferior ao preço por litro da gasolina. Isso porque o álcool é consumido mais rapidamente pelo motor, média de 32% a mais do que a gasolina. A taxa de compressão para os carros a gasolina é em torno de 9:1, enquanto nos Flex em torno de 11:1.² Ainda assim não é seguro definir 70% do preço do álcool em relação a gasolina como certo; essa é uma média feita pela Gazeta do Povo com base nos dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular³. Variará de um veículo para o outro, alguns bem abaixo dessa média. Então o melhor é testar mesmo a mistura e colocar na ponta do lápis o resultado.

3.Conclusão

Se for misturar o combustível procurando economia, primeiro teste a mistura para ver se tem resultado. Fatores como combustível de má qualidade, sistema injetor desregulado, e outros problemas técnicos também aumentam o consumo. Não vá colocando a culpa logo no sistema Flex - pode ser sua mesmo. E há muito comentário sobre os veículos Flex Fuel consumirem mais mesmo - muita gente diz isso e inclusive especialistas. Finalmente nosso sistema de combustíveis no Brasil não é muito eficiente e começou errado - já temos bastante etanol na gasolina. Então, se não tem jeito, procure onde for mais barato para abastecer - ajuda bastante -, calcule a mistura e sempre faça manutenção PREVENTIVA. Seu motor agradece, seu bolso sorri e você também.
Saber o que vai aqui é a diferença entre economia e gasto excessivo


Referências:
1. http://carros.hsw.uol.com.br/motor-flex1.htmhttp://carros.hsw.uol.com.br/motor-flex4.htm
2. http://www.carrosnaweb.com.br/dicasFlex.asp
3. http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?id=1362999&tit=No-flex-etanol-rende-32-menos-que-a-gasolina

Um comentário:

  1. Muito polemico este assunto, hoje mesmo recebi uma Fiat Doblo deireto de um lava-rápido. Parou de funcionar após lavar o motor. Muito bom o seu blog. Grande abraço.

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